Impasse orçamental é «espectáculo deplorável», diz Marques Mendes - TVI

Impasse orçamental é «espectáculo deplorável», diz Marques Mendes

Comentador da TVI não tem dúvida que recente abertura do Governo para voltar a negociar é «um emendar da mão», depois de «puxão de orelhas» de Bruxelas

Relacionados
Marques Mendes não tem dúvidas de que as recentes declarações do Governo sobre o Orçamento do Estado para 2011 são um «recuo». O Governo «emendou a mão» e «reconheceu o erro» depois da ruptura nas negociações com o PSD por uma «ninharia». O que separa ambas as partes é «apenas 0,12% do PIB, uma diferença pequena», sublinhou o social-democrata no Jornal Nacional da TVI.

«24 horas depois da ruptura, vemos o primeiro-ministro e o ministro da Presidência a dizer que estamos próximos de um acordo. Então se estamos, porque não se fez?», questionou Marques Mendes, esta quinta-feira à noite, na TVI, para concluir que estes recentes declarações são um «recuo» que se deve à «pressão da opinião pública», que ontem percebeu que o «PSD fez um grande esforço de aproximação: a culpa do impasse nas negociações foi do Governo».

Mas mais: o Conselho Europeu também tem influência nesta nova postura do Governo. «Já não é a primeira vez que o primeiro-ministro vai a Bruxelas, leva um puxão de orelhas e recua nas suas posições. É que Bruxelas está a perder a paciência com Portugal e com o Executivo de José Sócrates».



Veja aqui na íntegra a intervenção de Marques Mendes
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE