"Cada país poderá aumentar a sua dívida em 15 a 20 pontos, uma enormidade" - TVI

"Cada país poderá aumentar a sua dívida em 15 a 20 pontos, uma enormidade"

    Paulo Portas
  • Sofia Santana
  • 12 abr 2020, 22:59

No seu espaço de comentário semanal “Global”, no Jornal das 8 da TVI, Paulo Portas analisou os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia a nível mundial

Paulo Portas analisou este domingo, no seu espaço de comentário semanal “Global”, no Jornal das 8 da TVI, os efeitos que a pandemia de Covid-19 vai originar na economia a nível mundial, particularmente na descida do PIB e no aumento da dívida dos países.

Cada país poderá acrescentar à sua dívida entre 15 a 20 pontos o que é uma enormidade num ano só”, começou por dizer.

O comentador da TVI afirmou que a situação poderá ser delicada para Portugal, uma vez que a dívida portuguesa poderá aumentar para valores entre 130 a 135%.

Portas sublinhou que França e Espanha vão “passar a barreira psicológica dos 100%”, mas que o principal problema da Europa vai ser Itália: a dívida deverá aumentar para valores entre 150 a 155%.

O problema principal da Europa vai-se chamar Itália porque isto é no limite do ingerível, entre 150 a 155% do PIB é uma enormidade”, vincou.

Já no caso da Alemanha o país deverá ter mais 10 pontos de dívida “mas como andou a abater divida desde a crise financeira” terá “um saldo gerível”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE