BCE não acredita que objectivos da agenda de Lisboa para 2005 se possam cumprir - TVI

BCE não acredita que objectivos da agenda de Lisboa para 2005 se possam cumprir

Banco Central Europeu

O economista chefe e membro do comité executivo do Banco Central Europeu (BCE), Otmar Issing, não acredita que os objectivos da agenda de Lisboa para a União Europeia em 2005 se possam cumprir.

Num discurso pronunciado hoje em Viena e distribuído em Frankfurt, Issing defendeu os objectivos de reforma propostos pela agenda de Lisboa e disse que em momentos de baixo crescimento, como o actual, há que manter os compromissos.

«A agenda de Lisboa foi crucial para aumentar a atenção na Europa sobre a necessidade de maiores reformas estruturais», disse Issing, adiantando que os países membros da zona euro «têm que pôr em prática uma política que resolva os problemas particulares dos seus mercados de serviços, financeiros e laborais».

O economista alemão considera ainda que é necessário corrigir os desequilíbrios que afectam a economia mundial, como por exemplo, o persistente défice da balança de pagamentos americana, e que a zona euro pode contribuir para a redução dos desequilíbrios mundiais «com uma posta mais forte no crescimento global», afirmou.

É necessário que a zona euro «explore o seu crescimento potencial e se converta num lugar mais atractivo para investir», finalizou Issing.
Continue a ler esta notícia