Fábio Silva, o goleador que o FC Porto “resgatou” ao Benfica - TVI

Fábio Silva, o goleador que o FC Porto “resgatou” ao Benfica

Fábio Silva

Avançado de 16 anos soma 20 golos em 26 jogos esta época

P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos. 

Depois do benfiquista Tiago Dantas e do sportinguista Daniel Bragança, a trilogia do talento nacional chega ao Olival, para destacar Fábio Silva.

Embora tenha apenas 16 anos (o aniversário é em julho), o avançado já é uma das figuras da equipa de sub-19 do FC Porto, com 20 golos apontados em 26 jogos, e até já foi chamado por Sérgio Conceição aos treinos da equipa principal.

Fábio é filho do antigo internacional português Jorge Silva, que foi campeão nacional pelo Boavista em 2001. O irmão, de 20 anos, que tem o nome do pai, está ao serviço da Lazio, que em 2017 o recrutou ao Benfica.

Tal como o irmão, Fábio também trocou o FC Porto pelo Benfica, em 2015, mas após dois anos nos iniciados encarnados foi resgatado pelos dragões. «É portista fanático», assumiu em tempos o pai, em entrevista a O Jogo a propósito dos elogios de Manuel Fernandes, glória leonina, que comparou o jovem avançado a Cristiano Ronaldo.

O irmão tem seguido os passos do pai como central ou médio defensivo, mas Fábio decidiu fugir à tradição familiar, e começa a afirmar-se como mais um avançado de qualidade a sair da formação portista.

As comparações com Cristiano Ronaldo são sempre perigosas, ainda que Fábio Silva seja um fã assumido do capitão da Seleção, mas as palavras de Manuel Fernandes entendem-se sobretudo pela forma insaciável com que o jovem dragão ataca a baliza.

Fábio Silva até foge um pouco ao perfil tradicional de «9», mas revela índices de finalização pouco comuns nesta idade. É um avançado móvel, que percorre toda a frente de ataque com uma energia inesgotável, muito hábil a atacar a profundidade.

Embora tenha qualidade técnica, destaca-se sobretudo pela verticalidade com que ataca a baliza contrária, sobretudo quando encontra espaço nas costas dos defesas.

Com contrato válido até 2021, Fábio Silva é um avançado para ser seguido com muita atenção.

Continue a ler esta notícia