Thiago Almada, o novo «apache» lá do bairro - TVI

Thiago Almada, o novo «apache» lá do bairro

Thiago Almada (foto: velezsarsfield.com.ar)

Uma das revelações do futebol argentino atinge a maioridade

P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos. 

26 de abril de 2019, o dia em que uma das maiores promessas do futebol argentino atinge a maioridade: jogador do Vélez Sarsfield, Thiago Almada foi uma das revelações da Liga argentina 2018/19, e nas últimas semanas até tem sido associado com alguma insistência ao Manchester City.

Curiosamente, Thiago cresceu em Fuerte Apache, o bairro que ganhou fama com as dedicatórias de Carlos Tévez, jogador que representou os «citizens», mas também o rival United.

E foi um antigo jogador dos «red devils», o também ex-sportinguista Gabriel Heinze, quem promoveu a estreia de Thiago pela equipa principal do Vélez: a 10 de agosto de 2018, na vitória caseira sobre o Newell’s Old Boys (2-0).

Três meses depois, na estreia a titular, Thiago Almada bisou. Foi ao Defensa y Justicia, equipa que surpreendentemente terminou a Liga argentina na segunda posição, sob o comando por Sebastián Beccacece. O antigo adjunto de Jorge Sampaoli que, meses antes, tinha ligado a Thiago para lhe dizer que – juntamente com outros jovens – integraria a preparação da Argentina para o Mundial2018.

O médio ofensivo foi indicado pelo ex-benfiquista Pablo Aimar, selecionador argentino de sub-17, e Thiago teve a oportunidade de trabalhar algumas semanas com Messi e companhia, inclusive na Rússia.

De regresso a casa - joga no Vélez desde os cinco anos - tornou-se uma das revelações da Liga argentina, prova em que somou 16 jogos e três golos.

Incluído na edição 2018 da «Next Generation», a lista das maiores promessas mundiais elaborada pelo jornal inglês The Guardian (com a participação do Maisfutebol), Thiago encaixa no tradicional perfil argentino de «enganche», mas não tem necessariamente de ser esse «10».

Junta uma qualidade técnica assinalável a uma pujante capacidade de aceleração com a bola nos pés, da qual também sabe tirar proveito a partir da ala esquerda (em diagonais para zonas interiores), ou mesmo como falso 9, posição em que também já foi utilizado.

Tudo isto com aquela fibra própria de alguém que, num bairro problemático, cresceu agarrado ao sonho de fazer vida de futebolista.

Para já Thiago Almada está de parabéns, e não é só pelo aniversário.

[foto do artigo: velezsarsfield.com.ar]

Continue a ler esta notícia