Professores portugueses no topo dos vencimentos dos países da OCDE - TVI

Professores portugueses no topo dos vencimentos dos países da OCDE

Professores preocupados com horários não lectivos

Os professores portugueses são os terceiros mais bem pagos no ranking dos 30 países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), revelou esta sexta-feira, no Porto, Ben Jensen, responsável do departamento de estatísticas da educação daquele organismo.

Relacionados
Tendo como valor de referência o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de cada país, Ben Jensen disse que, de acordo com dados de 2003, Portugal só é ultrapassado pela Coreia e pelo México, adianta a agência «Lusa».

Os dados relativos a 2004 serão conhecidos na próxima terça-feira, mas, segundo o especialista, são «idênticos» aos de 2003.

Ben Jensen está no Porto a convite da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) para participar no Fórum «uma visão desafiante para a profissão docente do Século XXI», que hoje decorre.

Em declarações aos jornalistas, o especialista frisou que, «em Portugal, os salários dos professores estão bastante altos», referindo também que, em relação ao número de alunos por turma, o nosso país está igualmente «bem colocado».

Neste parâmetro, Portugal ocupa o 9º lugar na lista dos países com turmas mais reduzidas, tendo em média 20 a 25 alunos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados