Linha SNS24 atendeu mais de 240 mil chamadas na última semana e espera "elevação da pressão" - TVI

Linha SNS24 atendeu mais de 240 mil chamadas na última semana e espera "elevação da pressão"

  • Agência Lusa
  • WL
  • 22 dez 2021, 22:58
Centro de atendimento da Linha SNS 24 em Lisboa

Serviço regista um aumento de 30% relativamente à semana anterior, estando a ser tomadas várias medidas para responder à “pressão muito elevada e repentina” devido ao agravamento da pandemia, como a contratação de mais pessoas para o atendimento

Relacionados

A Linha SNS24 atendeu na última semana mais de 240 mil chamadas, quase 30% mais do que na semana anterior, estando a ser tomadas várias medidas para responder à “pressão muito elevada e repentina” devido ao agravamento da pandemia.

“Na última semana foram resolvidas pela Linha SNS24 mais de 240 mil chamadas, um crescimento de quase 30% face à semana anterior e um aumento para mais do triplo face à primeira semana de novembro”, adiantou à Lusa fonte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Para responder a esta “pressão muito elevada e repentina, foram tomadas, em articulação com a Direção-Geral da Saúde e o operador, um conjunto de medidas, entre as quais a abertura de novos call centers para “beneficiar de recursos humanos disponíveis noutras regiões”.

“Já abriu em Coimbra durante esta semana e estão em preparação a abertura de mais noutros locais”, adiantou o organismo do Ministério da Saúde.

À espera de mais contactos

A mesma fonte acrescentou que outra das medidas é a formação e contratação de novos profissionais, perfazendo neste momento cerca de cinco mil, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano.

Além disso, estão a ser diversificadas as categorias dos profissionais e das respetivas tarefas para otimizar o atendimento na linha, e revistos alguns algoritmos para elevar a sua eficiência e serem adotadas soluções mais alargadas de atendimento automatizado.

“Contamos ter nos próximos dias uma elevação da pressão sobre a linha, pelo que continuaremos a adotar todas as medidas de emergência que contribuam para salvaguardar a qualidade do serviço”, asseguraram os SPMS.

Durante este mês dezembro, já foram emitidas pelo SNS24 168.642 requisições de testes à covid-19, das quais 66.273 na última semana e 12.499 só na terça-feira.

Relativamente à emissão de declarações provisórias de isolamento profilático, entre 1 e 21 deste mês, foram emitidas 118.618 declarações, das quais 48.349 na última semana, avançou a mesma fonte.

Continue a ler esta notícia

Relacionados