Bento XVI inicia esta terça-feira visita oficial à Turquia - TVI

Bento XVI inicia esta terça-feira visita oficial à Turquia

Turquia à espera do Papa com segurança reforçada

O Papa Bento XVI inicia esta terça-feira uma visita oficial de quatro dias à Turquia, a primeira do seu pontificado ao Islão, começando por Ancara, onde as medidas de segurança superam as adoptadas na do Presidente norte-americano, George W. Bush.

Relacionados
Bento XVI é convidado do Presidente Ahmet Necdet Sezer, por diligência do Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla, de Bartolomeu I.

No aeroporto da capital turca, cita a agência «Lusa», o Sumo Pontífice da Igreja Católica é cumprimentado pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, de partida para a Cimeira da NATO, em Riga.

Seguindo para a cidade de blindado, sob escolta militar, Bento XVI vai primeiro ao Museu Ataturk prestar homenagem ao «pai» da República da Turquia (1923).

Depois, é recebido pelo Presidente Necdet Sezer, pelo vice-primeiro-ministro Abdullah Gul e pelo responsável pelos Assuntos Religiosos Ali Bardakoglu, saudando ainda o corpo diplomático na Embaixada do Vaticano.

Na quarta-feira é esperado em Esmirna, a terceira cidade do país, e Éfeso, onde celebra missa no santuário da Casa de Maria.

O resto da viagem está centrada em Istambul, a começar na quinta-feira por uma deslocação à Igreja Patriarcal de S.Jorge, seguida de uma reunião com o patriarca Bartolomeu I.

Está prevista a participação de Bento XVI numa cerimónia de rito ortodoxo durante a qual proferirá um discurso e dará testemunho do ecumenismo cristão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados