Humanizar os monumentos - TVI

Humanizar os monumentos

  • Portugal Diário
  • 21 set 2007, 13:23

É a ideia das Jornadas Europeias do Património que se realizam de 28 a 30 de Setembro, com 500 eventos um pouco por todo o país

A «humanização dos monumentos» é o vector central das Jornadas Europeias que se realizam no último fim-de-semana de Setembro em todo o país, de acordo com Elísio Summavielle, director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

«Há que fazer dialogar o património construído com outros patrimónios como o gastronómico ou das tradições locais, ligando-o às comunidades», defendeu em declarações à Lusa. Uma das iniciativas a propósito citadas pelo responsável foi a mostra de doces conventuais que se realiza no Mosteiro de Alcobaça.

De 28 a 30 de Setembro celebram-se as Jornadas Europeias do Património, centradas no tema «Património em Diálogo», uma iniciativa conjunta da União Europeia e do Conselho da Europa.

No total, o IGESPAR, que integra os extintos institutos de Arqueologia e do Património Arquitectónico e a ex-direcção-geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, coordena 500 eventos, sendo 267 em parceria com diversas instituições, além do «apoio fundamental» das autarquias.

Para toda a região Norte estão programadas 58 acções para o fim-de-semana. A maior fatia é constituída por visitas a locais de interesse patrimonial, que abrangem desde rotas turísticas especializadas, visitas comentadas a centros urbanos históricos, sítios arqueológicos e edifícios de valor patrimonial e histórico.

A abertura de um museu dedicado à mais antiga escrita da Península Ibérica, visitas guiadas a monumentos, concertos, conversas e exposições vão marcar o «diálogo» dos alentejanos com o património.

No Algarve, o ponto alto das comemorações será em São Brás de Alportel, no barrocal algarvio, e será assegurado pela figura de Astérix e dos seus companheiros de aventuras, que ajudarão as crianças a perceber o período romano.

O município promove também, durante toda a tarde de sábado, uma maratona de provérbios populares, em que os alunos das escolas são convidados a ilustrar um provérbio com a ajuda da família.

As jornadas algarvias contemplam ainda actividades como a inauguração de um percurso pedestre histórico turístico em Vale de Fuzeiros (Silves), uma visita temática ao promontório de Sagres e uma caminhada pela serra algarvia com leituras diversas e direito a guia, em Tavira.

Na região Centro, as iniciativas misturam os monumentos com os doces conventuais e jogos centenários.
Continue a ler esta notícia