FPF aproveita «apetite pela marca Portugal» na China para acordos - TVI

FPF aproveita «apetite pela marca Portugal» na China para acordos

Cidade do Futebol

Federação estabeleceu acordos de patrocínio com três empresas chinesas e está a estudar novas propostas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estabeleceu acordos de patrocínio com três empresas chinesas e tem já mais propostas, aproveitando o «apetite pela marca Portugal» na China.

«Há muito apetite pela marca Portugal na região (...) As marcas com quem temos desenvolvido estas parcerias estão extremamente satisfeitas pela sua associação aos campeões europeus em título e pelo retorno do seu investimento, tanto ao nível da marca como da persecução dos seus objetivos comerciais», disse à agência Lusa fonte oficial da FPF.

Segundo a mesma fonte, «existem outras possibilidades de parceria que estão a ser discutidas presentemente com uma série de marcas premium, de grande relevo, na China» e admitiu que a experiência poderá estender-se a «outras geografias».

A FPF explica que a «euforia gerada durante o Mundial2018», apesar de a equipa das quinas não ter passado dos oitavos de final, «deixou as principais marcas chinesas impressionadas» e já chegaram então «novas propostas de associação à seleção portuguesa e, em outros casos, extensões dos acordos existentes».

«Não apenas parcerias ao nível de patrocínios regionais e globais, mas também na área da formação no futebol através da Portugal Football Scholl, a nossa Universidade, e da Cidade do Futebol, bem como através da nossa ofensiva de merchandising e licenciamento através da distribuição de produtos oficiais nos mercados Chinês e asiático», explicou a fonte da Federação.

A FPF tem parcerias formalizadas com as marcas Eastroc (bebidas energéticas), Mentholatum (higiene pessoal) e Leader CF (media financeiro), além de parcerias estratégicas com as principais plataformas digitais na China, como o Weibo, uma das redes sociais mais populares no país, na qual a federação tem mais de um milhão de seguidores.

Durante o Mundial2018, aquelas marcas, cujos contratos com a FPF se prolongam até 2019 e 2020, promoveram a imagem da seleção nacional e da marca FPF em campanhas publicitárias na televisão e outras plataformas, como redes outdoor, grandes superfícies comerciais, transportes públicos e eventos desportivos nos principais centros urbanos.

«A China representa a maior geografia populacional do planeta [mais de 1,3 mil milhões de habitantes], é a segunda maior economia mundial, e a paixão pelo futebol e aposta nesta modalidade está em ascensão meteórica no país», assinalou a mesma fonte federativa, lembrando que a modalidade se «tornou uma prioridade do governo» chinês.

Segundo a fonte oficial da FPF, o modelo poderá facilmente ser transportado para outras geografias, através da celebração de parcerias internacionais regionais e globais, uma vez que a seleção lusa é «uma marca do mundo com recetividade pelos consumidores nos principais mercados internacionais».

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