25 anos depois Famalicão volta à Liga, Carlos Pinto alcança segunda subida - TVI

25 anos depois Famalicão volta à Liga, Carlos Pinto alcança segunda subida

Carlos Pinto (facebook Famalicão)

Treinador de 46 anos já tinha conseguido promoção ao comando do Santa Clara, no ano anterior

Relacionados

O Famalicão garantiu, este domingo, a subida à Liga, 25 anos depois, juntando-se ao Paços de Ferreira entre os promovidos da II Liga. 

A promoção dos famalicenses foi confirmada quando faltam três jornadas para o fim do campeonato, com a goleada caseira frente ao V. Guimarães B por 4-1 de manhã, beneficiando da derrota do Estoril Praia por 4-2 em no 25 de abril frente ao Penafiel de tarde.

O Famalicão conseguiu a subida à Liga sob o comando técnico de Carlos Pinto. O técnico que sucedeu a Sérgio Vieira à 26.ª jornada, conseguiu a segunda promoção seguida, depois de ter conduzido o Santa Clara à Liga no ano anterior.

Antes, Carlos Pinto tinha no currículo outra promoção, a subida de divisão do Freamunde do Campeonato Nacional de Seniores à II Liga em 2013/14.

Na última presença na Liga, o emblema minhoto ficou no 17.º e penúltimo lugar da tabela, sendo despromovido juntamente com Estoril Praia e com Paços de Ferreira (16.º), concorrentes diretos na luta pela promoção em 2018/19.

De resto, o melhor que o Famalicão conseguiu no escalão máximo do futebol português foi terminar por duas vezes no 13.º posto, quando o campeonato era disputado por 14 e 16 clubes. Ainda assim, acabou por descer nas duas ocasiões.

Os 13.ºs lugares nas duas primeiras presenças no primeiro escalão são as melhores classificações do clube, quando o campeonato era disputado por 14 e 16 clubes, respetivamente, em ambos os casos em lugares de descida de divisão.

Por sua vez, as permanências foram sempre asseguradas à tangente com o 15.º lugar em 1990/91 e os 14.ºs em 1991/92 e 1992/93.

Seguiu-se, em 1994 a queda para o segundo escalão e, em 1996, nova despromoção para fora dos campeonatos profissionais aos quais só viria a regressar na época 2015/16 sob o comando técnico de Daniel Ramos, atualmente no Rio Ave.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados