Bruno Fernando vai ser o primeiro angolano a jogar na NBA. O poste da Universidade de Maryland foi escolhido esta quinta-feira na 34.ª posição do draft de 2019 pelos Philadelphia 76ers.

 

Com 20 anos, o poste de 2,08 metros, natural de Luanda, foi o quarto jogador a ser eleito na segunda ronda do draft. Mas, apesar de ter sido escolhido pelos Sixers, terá sido trocado para os Atlanta Hawks.

Bruno Fernando, que começou a jogar basquetebol nos angolanos do 1.º de Agosto e rumou aos Estados Unidos com 16 anos, conseguiu na época 2018/19, a segunda ao serviço da Universidade de Maryland, médias de 13,6 pontos, 10,6 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento.

Como era esperado, o extremo/poste Zion Williamson, da Universidade de Duke, foi o número 1 do draft, escolhido pelos New Orleans Pelicans.

 
 

O português Neemias Queta, da Universidade de Utah State, também chegou a pensar em entrar no draft de 2019, mas optou por continuar a carreira universitária e tentará, provavelmente, entrar no draft de 2020.