Produção automóvel caiu 47,6% em Espanha - TVI

Produção automóvel caiu 47,6% em Espanha

Estado regista excedente de 5.325 milhões até Fevereiro

A produção de veículos em Espanha caiu 47,6 por cento em Fevereiro, face igual mês de 2008, elevando para metade a queda nos dois primeiros meses do ano, face a igual período do ano passado.

Os dados foram revelados esta terça-feira pela Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Camiões (ANFAC) que antecipa que as quedas de produção deverão começar a desacelerar nos próximos meses.

Nos dois primeiros meses do ano as fábricas espanholas produziram cerca de 266 mil veículos, com a evolução negativa da procura a ser a principal causa das reduções.

No caso de veículos industriais a queda foi ainda maior ascendendo a 51,2%. Cerca de 88% da produção espanhola é dedicada à exportação.

O Estado espanhol anunciou hoje que registou no final de Fevereiro um excedente de 5.325 milhões de euros, equivalente a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados divulgados pelo Governo.

Carlos Ocaña, secretário de Estado da Fazenda e Orçamento, explicou no Congresso de Deputados que o resultado deve-se a recursos não-financeiros do Estado, que ascendiam a 28.349 milhões de euros (menos 9,5%), e a aplicações não-financeiras, que ascenderam a 23.024 milhões (mais 5,3%).
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE