Angola: país vai «escapar a recessão» este ano - TVI

Angola: país vai «escapar a recessão» este ano

José Eduardo dos Santos em Portugal

Previsões do Governo apontam para um aumento real do PIB

Angola vai escapar à recessão em 2009, garantiu o ministro da Economia angolano, que prevê um crescimento da economia do país acima dos três por cento.

O país «não vai viver uma recessão», disse esta sexta-feira, em Luanda, Manuel Nunes Júnior, sublinhando que as previsões do Governo apontam para um aumento real do Produto Interno Bruto (PIB), escreve a Lusa.

«O crescimento económico vai continuar em números superiores à taxa de crescimento da população», declarou, lembrando que o crescimento demográfico para o país em 2009 vai ser de três por cento.

Manuel Nunes Júnior remeteu para mais tarde o anúncio de um número preciso para o crescimento angolano, afirmando que será sempre superior aos três por cento.

«O número exacto [do crescimento económico de Angola] será apresentado quando for a altura de tratarmos do Orçamento de Estado rectificativo, que será feito em meados deste ano», salientou.

O Orçamento de Estado ainda em vigor apresenta como valor de referência o preço do barril de petróleo nos 55 dólares e, segundo Manuel Nunes Júnior, Angola executou o primeiro trimestre com o preço de referência nos 35 dólares.

Num relatório divulgado na semana passada, o BPI aponta para um desaceleração da economia angolana este ano, na ordem dos três por cento, enquanto a Economist Intelligence Unit aponta para menos 2,3 por cento. Já o escritório do Banco Mundial admite também a possibilidade de «crescimento negativo» em 2009 e o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma variação positiva do PIB na ordem dos quatro por cento positivos, mas que já deu indicações de pretender rever.
Continue a ler esta notícia