França entra em recessão - TVI

França entra em recessão

Desemprego

Economia entra tecnicamente em recessão com nova queda do PIB

Relacionados
A economia francesa vai entrar tecnicamente em recessão com a queda de 0,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de França.

Na sua segunda estimativa sobre o comportamento económico do primeiro trimestre de 2009, o Banco de França confirma indicadores que já tinha anunciado há um mês e refere que a actividade industrial em Fevereiro recuou sensivelmente devido à actividade nos bens intermédios, nos bens de equipamento e no sector automóvel.

A percentagem de utilização das capacidades industriais baixou para 70,4 por cento em Fevereiro, onze décimas menos do que no mês anterior.

O fluxo de novos contratos caiu tanto no mercado interno como no externo, pelo que a carteira de encomendas continuou a baixar e está a um nível «muito inferior ao normal».

Paralelamente, as existências de produtos acabados aumentaram uma vez mais, e com isso o volume de excedentes.

Também nos serviços se repetiu a regressão da actividade, em particular no trabalho temporário.

Por outro lado, o Banco de França destaca que as perspectivas para os próximos meses estão orientadas para a baixa «tanto em termos de actividade como de procura».

O PIB de França caiu 1,2 por cento entre Outubro e Dezembro passados, sendo que ao voltar a baixar entre Janeiro e Março, este será o segundo trimestre consecutivo em queda, fazendo a economia francesa entrar tecnicamente em recessão.

O governo reviu em baixa na semana passada as expectativas económicas para este ano e prevê agora que o PIB recue 1,2 por cento no conjunto de 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE