É melhor pensar duas vezes antes de entrar na piscina - TVI

É melhor pensar duas vezes antes de entrar na piscina

  • AFO
  • 18 mai 2018, 17:34
Calor (arquivo)

Relatório mostra que águas das piscinas dos hotéis têm causado doenças gastrointestinais, diarreia, pneumonias e febres

As piscinas dos hotéis são responsáveis por um terço das doenças ligadas ao cloro e águas tratadas. Estamos a falar de 27 219 doenças e oito mortes só nos Estados Unidos. Esta é a conclusão de um estudo do Centro de Controlo de Doenças e Prevenção. 

Os surtos aconteceram em pessoas que estiveram nos mesmo locais e em contacto com água tratada. 

E de quem é a culpa? Dos parasitas e das batérias. Os surtos foram causados pela parasita Cryptosporidium, mais conhecida por Crypto, que consegue sobreviver mesmo em piscinas com uma manutenção regular.

E o quê que provocam aos nadadores? Doenças gastrointestinais ou diarreia. 

Pelo menos seis das oito mortes e 16% das doenças podem ter sido atribuídos por outra batéria, também presente, Legionella, que causa a doença dos legionários, pneumonias severas, febres e gripes. 

O conselho é bastante afirmativo seja qual for a pessoa. Uma vez que esteja na água não a beba. E mesmo que se conseguia proteger de alguns germes, não se consegue protege contra tudo o que está nestas águas", disse a autora do relatório e chefe do Programa de Natação Saudável CDC's, Michele Hlavsa, citada pela BBC

 

Antes de entrar na água, veja as pontuações dadas pela inspeção. Assim como os restaurantes e piscinas públicas estas piscinas também são pontuadas por inspetores... e muitos deles publicam os dados online ou até mesmo perto da piscina.", disse Hlavsa, que aconselha mesmo a comprar um teste nas lojas de material de piscinas e a fazer o teste por si. 

Rotinas de inspeção de jacuzzis públicos ou spas durante o ano de 2013 - 2773 de 13864 inspeções - indicam quantidades impróprias de desinfetante, de acordo com os autores do relatório. 

Alguma criança ou adulto que tenha diarreia não deve simplesmente entrar na piscina, no jacuzzi, ou parque aquático", disse um profissional de emergência médica do Hospital Hill, de Nova Iorque, Robert Glatter. 

Glatter, que não está envolvido no relatório, disse ainda que quando se trata de Crypto, a maioria das pessoas com um sistema imunitário não precisa de tratamento mesmo que até fique doente.

Em alguns casos, cuidados médicos, incluindo uma boa quantidade de líquidos e medicação para tratar as náuseas é suficiente. Noutros casos, as pessoas precisam mesmo de tratamento como medicação antiparasitária. 

A mensagem é simples: mantenha as crianças fora da piscina ou jacuzzi se eles estão com diarreia. Estamos a falar de prevenção e doenças de prescrição de higiene básica." disse Glatter.

Hlavsa disse que este relatório "é uma oportunidade simples de espalhar a mensagem: Verificar a água antes de mergulhar e nunca a beber".  

Continue a ler esta notícia