Sintra: marcado funeral de mulher atacada por cães - TVI

Sintra: marcado funeral de mulher atacada por cães

Pitbull (foto de arquivo)

Realiza-se neste sábado, depois de corpo ter sido identificado pelo marido

Está, finalmente, agendado o funeral da mulher que morreu na passada terça-feira vítima do ataque de quatro cães arraçados de Rottweiller.

Segundo confirmou o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, Adriano Filipe, ao PortugalDiário, vai realiza-se já este sábado, pelas 14h, no cemitério de São João das Lampas, em Sintra. A situação foi desbloqueada depois do marido da falecida ter reconhecido o corpo já durante o dia de hoje.

O corpo da ucraniana, de 59 anos, estará em câmara ardente a partir das 17h30 na capela do Espírito Santo, em São João das Lampas. «Queremos que tenha um fim digno, depois de todo o sofrimento que passou durante a sua vida», adiantou, dizendo que já conseguiu tomar conhecimento do paradeiro do marido da vítima, «através de uma pessoa amiga».

Ainda não se sabe quem irá pagar o funeral, dadas as dificuldades económicas da família, mas Adriano Filipe já se mostrou disponível a ajudar. «Se for preciso a Junta irá ajudar para que a senhor tenha um final digno, com muitas ou poucas pessoas», frisou.

Recorde-se que esta mulher foi atacada na manhã de terça-feira pelos cães quando se dirigia para o trabalho, tendo acabado por morrer devido à gravidade dos ferimentos.

Chocado com este caso, o presidente da Junta já está a encetar esforços para que «não voltem a acontecer casos destes». Sem saber se os cães em causa estavam registados, garante que na sua freguesia existem 16 registados, mas ainda não foi possível efectuar uma relação, dada a «falta de informações por parte das autoridades».

Entretanto, Adriano Filipe vai apelar, na próxima segunda-feira, à Câmara Municipal de Sintra, à PSP, GNR e Protecção Civil para fiscalizarem se os proprietários de cães cumprem a legislação. Também solicitou reunião de emergência à Comissão Permanente de Segurança e Protecção Civil da Assembleia Municipal de Sintra para debater o assunto, apresentar proposta e soluções.
Continue a ler esta notícia