PS pede audição de Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque - TVI

PS pede audição de Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque

  • AM
  • 1 mar 2017, 15:26
Parlamento [Foto: Lusa]

Intenção de convocar o agora diretor do Fundo Monetário Internacional e a atual deputada do PSD foi divulgada durante o debate de atualidade sobre o tema

O grupo parlamentar do PS anunciou que vai requerer a audição parlamentar dos antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque sobre a polémica da publicação de transferências de capital para praças ‘offshore’.

O deputado socialista Eurico Brilhante Dias declarou a intenção de convocar o agora diretor do Fundo Monetário Internacional e a atual deputada do PSD durante o debate de atualidade sobre o tema que se está a realizar hoje na Assembleia da República, que foi consensualizado entre PEV, BE e PS.

No hemiciclo está também presente o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, ladeado pelo secretário de Estados dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos.

Fernando Rocha Andrade tem uma audição prevista para a tarde de hoje na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Também em sede de comissão parlamentar, de manhã, o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio esteve a ser ouvido sobre a temática e admitiu que deu uma "não autorização" de publicação das estatísticas sobre as transferências para as 'offshore', considerando que não era obrigado legalmente a fazê-lo.

“Verdes”, PS e BE requerem debate de atualidade no plenário

Os grupos parlamentares de "Os Verdes", PS e BE vão requerer um debate de atualidade na reunião plenária da Assembleia da República sobre a polémica da publicitação de transferências de capital para "offshore".

Segundo fontes parlamentares, como os três partidos tinham declarações políticas sobre o mesmo tema, serão invocados os pontos 10.º e 11.º do 72.º do regimento do parlamento, realizando-se assim um debate de atualidade sobre o assunto, com ecologistas, socialistas e bloquistas a abdicarem das respetivas declarações políticas.

De manhã, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio esteve a ser ouvido sobre a temática e admitiu que deu uma "não autorização" de publicação das estatísticas sobre as transferências para as ‘offshore', considerando que não era obrigado legalmente a fazê-lo.

Está também prevista para estaa audição do atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, entretanto adiada para depois do plenário e que foi igualmente requerida por BE, PCP e PSD.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE