Ephemera Diário: 1º de Maio em tempo de pandemia (autocolantes) - TVI

Ephemera Diário: 1º de Maio em tempo de pandemia (autocolantes)

  • Pacheco Pereira
  • 1 mai 2020, 11:47
Arquivo Ephemera: autocolantes comemorativos do 1º de Maio

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Os autocolantes foram a mais importante explosão de imagens depois do 25 de Abril. Fizeram-se mais de uma dezena de milhares de autocolantes com desenhos diferentes, cuidados e descuidados, criativos e aborrecidos, de pintores e gráficos consagrados e de anónimos autores, com origem em praticamente todas as organizações, partidos e sindicatos, associações de todo o tipo, campanhas eleitorais, recolhas de fundos. Mais do que os cartazes, os periódicos, os vídeos, eles são a verdadeira iconografia do 25 de Abril. E há muitas centenas senão milhares comemorando o 1º de Maio. Dava uma coisa com outra.

O 1º de Maio lembra o papel histórico que tiveram as lutas operárias na conquista de direitos, salários melhores, condições de trabalho mais humanas, férias pagas, horários de trabalho, protecção na reforma, tudo. Na história do século XIX e XX não houve nenhuma conquista laboral e social que não fosse conseguida a ferros, com conflito e, em muitos casos, com sangue. Nunca foram oferecidas, nem outorgadas, foram conquistadas, umas vezes ganhas, outras vezes perdidas, e de novo ganhas.  E o 1º de Maio lembra que não há "economia" em abstracto, nem empresas sem trabalhadores, embora muitas vezes estes sejam esquecidos quando se fala de "economia".

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE