Ephemera Diário: a revolução ao passo dos Bersaglieri - folheto do PCP(R) - TVI

Ephemera Diário: a revolução ao passo dos Bersaglieri - folheto do PCP(R)

  • Pacheco Pereira
  • 4 mai 2020, 15:25
Arquivo Ephemera: folheto do Partido Comunista (Reconstruído)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Os bersaglieri são uma unidade de elite da infantaria italiana, que se caracteriza por usar uns chapéus de penas de faisão com grandes abas. E em parada, em vez de marchar, correm, e são um espectáculo sempre popular nos desfiles militares. Vistas bem as coisas, é mais um exercício de coreografia com a banda a correr e a tocar. O PCP(R), o partido maoista e pró-albanês, e que acabou por ser só pró-albanês, resolveu fazer este panfleto com a classe operária, a camponesa, o intelectual revolucionário com um casaco aos quadradinhos, a correr como os bersaglieri, não se sabe se fugindo de uma imagem que parece o coronavírus e que diz “eleições”. Tudo são rodriguinhos, as classes certas, os operários de fato macaco e capacete e martelo, e a mulher inevitavelmente camponesa, o intelectual com barbas e óculos. Tudo junto a correr é muito ridículo.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE