Ephemera Diário: Foi assim durante 48 anos todos os dias (a censura em Portugal) - TVI

Ephemera Diário: Foi assim durante 48 anos todos os dias (a censura em Portugal)

  • Pacheco Pereira
  • 5 mai 2020, 11:37
Arquivo Ephemera:  censura

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Foi assim durante 48 anos, na imprensa, nos livros, no cinema, no teatro, na rádio, nos reclames, nem um único dia sem Censura. A Censura foi provavelmente a mais eficaz instituição da ditadura, a PIDE macerava os corpos, a Censura colocava um saco de plástico à volta da nossa cabeça e apertava. A sua eficácia vinha de ser invisível: não se sabia o que cortava, os milhares de notícias e textos anódinos pelos quais perpassava o mais ténue sinal de desrespeito pelas autoridades, do regedor até sua excelência o senhor Presidente do Conselho António de Oliveira Salazar. Muito mais do que subversão, ou a dissidência política ou a oposição, o que contava era a “paz nos espíritos” baseada no princípio de autoridade. Muitos destes cortes cheiravam a mofo, mas era um mofo pegajoso, que atacava os olhos, os ouvidos, a boca, as mãos, para entrar pela cabeça dentro e instalar-se como medo e submissão. 48 anos foi muito tempo. Nem todo o mofo saiu.

(Recortes da Colecção da Censura do ARQUIVO EPHEMERA).

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia