Álcool e mulheres: Portugal pede explicações cara a cara a Dijsselbloem - TVI

Álcool e mulheres: Portugal pede explicações cara a cara a Dijsselbloem

Diálogo foi captado pelas câmaras, esta manhã, no início da reunião de ministros das Finanças que decorre em Malta

Portugal pediu explicações, cara a cara, ao presidente do Eurogrupo por este ter dido que os países do sul não devem gastar dinheiro em "álcool e mulheres".

O diálogo foi captado pelas câmaras dos jornalistas portugueses, esta manhã, no início da reunião de ministros das Finanças que decorre em Malta.

Na ausência do ministro Mário Centeno, coube ao secretário de Estado Adjunto, Mourinho Félix, dizer a Jeroen Dijsselbloem que Portugal ficou "chocado" e exige um pedido de desculpas.

Mas o presidente do Eurogrupo não se ficou e diz que considera a reação portuguesa igualmente "chocante". 

Antes, à entrada para a reunião do Eurogrupo, que decorre esta manhã em Malta, Jeroen Dijsselbloem, disse que não se demite depois das polémicas declarações sobre os países do Sul da Europa, mostrando-se disponível para cumprir o seu mandato ao fim.

Só sei de duas coisas: Ainda sou ministro das Finanças da Holanda e presidente do Eurogrupo e que o meu mandato no Eurogrupo acaba em janeiro”, afirmou.

Embora admita que possa existir alguma 'lacuna' depois das eleições legislativas holandesas, Dijsselbloem considerou que "não há urgência" em discutir esse assunto no Eurogrupo desta sexta-feira. No entanto, o presidente do Eurogrupo disse que irá ao Parlamento Europeu falar sobre a Grécia em 27 de abril.

Portugal mantém pedido de demissão

O secretário de Estado das Finanças afirmou que Portugal mantém o pedido de demissão do presidente do Eurogrupo, considerando que Jeroen Dijsselbloem não percebeu que o problema nas suas declarações foi a ideia subjacente e não as palavras.

No início da reunião [do Eurogrupo], o senhor Dijsselbloem fez uma breve declaração aos ministros, dizendo que lamentava o que tinha dito e que não tinha como objetivo ofender ninguém, o que me parece que reforça a ideia de que não percebeu que não é uma questão de palavras, é uma questão da própria mensagem que está subjacente a essas palavras", afirmou Ricardo Mourinho Félix.

Questionado sobre se o Governo português retira o pedido de demissão, Mourinho Félix disse que "se mantém tudo aquilo que já tinha sido dito", principalmente pelo primeiro-ministro, António Costa, que ainda esta semana defendeu que Dijsselbloem "não tem a menor condição" para continuar à frente do Eurogrupo.

Para o secretário de Estado, as explicações continuam a basear-se no entendimento de que os países que estiveram sob resgate partiram de uma "postura irresponsável".

Mantenho que o senhor Dijsselbloem, com uma visão da área do euro que é esta, não une os europeus e a área do euro. (...) E uma coisa que o presidente do Eurogrupo tem de fazer é unir, não dividir. E ser o líder de um projeto europeu unido", afirmou.

Na conferência de imprensa que se seguiu ao Eurogrupo desta sexta-feira, em Malta, Jeroen Dijsselbloem disse que nenhum ministro pediu a sua demissão.

Nenhum ministro se manifestou e confirmo que o Governo de Portugal tem a posição que tem, foi expressa pelo primeiro-ministro, pelo ministro das Finanças e por mim. Esta é a posição de Portugal. A posição dos outros países é dos outros países", disse, recusando comentar a falta de apoio dos restantes países do sul do euro.

Questionado sobre se a demissão deveria ter sido pedida diretamente, Mourinho Félix defendeu que não, considerando que "o que foi dito pelo primeiro-ministro é muito claro".

E acrescentou: "O senhor Dijsselbloem disse que estava profundamente chocado com a posição portuguesa. Portanto, ele sabe perfeitamente qual é a posição portuguesa. Disse ainda, e isso devo dizer que a mim me deixou atónito, que não ia pedir a Portugal um pedido de desculpas e acho que isso revela tudo".

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE