Ephemera Diário: o Portugal que ninguém queria ver (cartaz CDS, 1976) - TVI

Ephemera Diário: o Portugal que ninguém queria ver (cartaz CDS, 1976)

  • Pacheco Pereira
  • 7 mai 2020, 10:24
Arquivo Ephemera: cartaz CDS (1976)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Este cartaz faz parte de uma série de mais de uma dezena que foi feito para o CDS em 1976. É certamente uma das graficamente de maior qualidade, realizada por um partido político depois do 25 de Abril. Resultaram de um apoio de um partido alemão “irmão” do CDS. No conjunto da série, vários cartazes retratam mendigos, corpos sem abrigo a dormir na rua, a sopa dos pobres, estropiados, mães em cadeira de rodas a pedir à porta de uma igreja, algumas imagens de trabalho duro na agricultura e nas pedreiras, e algumas mais estereotipadas de trabalho nas fábricas e de médicos num hospital. Mas o que marca esta série e o retrato cruel da pobreza portuguesa. Mas o cartaz acima de uma pedinte sem pernas, foi a gota de água. Segundo testemunhos que recolhemos para o ARQUIVO EPHEMERA de um dos responsáveis pela sua colagem, as reacções a este cartaz foram tão negativas que o CDS resolveu interromper a sua distribuição. Não eram rejeições de carácter político, mas de incómodo pela imagem. Como hoje, não gostamos de nos ver ao espelho da nossa pobreza e atraso.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia