Ana Gomes, a «fixíssima» que quer vencer Sintra - TVI

Ana Gomes, a «fixíssima» que quer vencer Sintra

Candidata recebeu apoio na rua de José Sócrates, Mários Soares e Ferro Rodrigues

Apoios de peso, os mais fortes que poderia haver neste momento no Partido Socialista. Ana Gomes recebeu esta tarde a visita de José Sócrates, Mário Soares e Ferro Rodrigues numa arruada que ocorreu na Avenida dos Bons Amigos, em Agualva. Todos bons amigos, seguiram sorridentes, avenida abaixo, entre mensagens de apoios, abraços, beijinhos e promessas de um futuro melhor.

«Ana Gomes é fixíssima», disse Soares à chegada. «Estou de férias, mas vim aqui dar força a uma amiga de muitos anos», acrescentou Ferro Rodrigues. «É uma candidata muito forte, que dará uma excelente presidente de câmara», vincou Sócrates. Ana Gomes agradecia e seguia satisfeita, distribuindo simpatia e aproveitando todos os momentos para tentar passar a mensagem.

Mas o alvo de todas as atenções era Sócrates. Ou melhor, Soares. O ex-presidente da República tem uma destreza política difícil de combater e aproveita todos os momentos para cumprimentar, ouvir, aconselhar. Paciente, fala com todos. E todos querem falar com ele. Com Sócrates também, mas no caso do primeiro-ministro são feitos pedidos concretos, de mais segurança, de mais escolas, de um hospital.

Ana Gomes é «uma aposta forte», como reconhece o secretário-geral , e Mário Soares acrescenta, comentando a derrota do seu filho João há quatro anos: «Não se trata de vingança coisa nenhuma, mas é uma boa candidata, a melhor para ganhar».

«O PS está profundamente empenhado na minha vitória e por isso recebo o apoio do primeiro-ministro e de dois ex-secretários-gerais com ligações muito especiais com Sintra. Estamos a dar o tudo por tudo por vencer», confessava Ana Gomes, enquanto ouvia elogios de Ferro Rodrigues: «Trabalhou comigo e demonstrou uma grande capacidade de trabalho e uma grande qualidade. É uma mulher como há muito poucas na política».

O «tudo por tudo» foi mais um toca a reunir, envolvendo outras figuras, como Arons de Carvalho e Miranda Calha, que também quiseram participar neste contacto com o povo. E Ana Gomes acredita que é possível destronar Fernando Seara, falando já em reuniões com os futuros ministro da Saúde e da Educação, para resolver os problemas de Sintra.

Portas apoiou «Fernandinho»

Mas, o dia em Sintra começou com outras caras. Paulo Portas fez questão de surgir ao lado de Seara, a quem chama Fernandinho.

O presidente da câmara pediu intervenção do líder do CDS-PP em matéria de segurança, porque precisa de «mais polícias», e Portas garantiu que vai apresentar propostas no Parlamento em matéria judicial.

Na hora da despedida, um abraço amigo. «Olha, gostei muito Fernandinho. O teu clube, vai ser campeão este ano?», abordou Portas, enquanto Seara já fazia contas bem mais simples do que as do Benfica para a o próximo domingo.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE