Ephemera Diário: verde por fora, vermelho por dentro (publicações clandestinas PCP) - TVI

Ephemera Diário: verde por fora, vermelho por dentro (publicações clandestinas PCP)

  • Pacheco Pereira
  • 9 abr 2020, 23:06
Arquivo Ephemera: Partido Comunista

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

O nome técnico deste tipo de publicações é alemão Tarnschriften e tem a ver com a sua "invenção" pelo Partido Comunista Alemão. Trata-se de uma publicação clandestina, proibida, escondida por detrás de uma capa pacífica. Através da Internacional Comunista e dos seus aparelhos clandestinos chegou a outros partidos comunistas como o português, o espanhol e o norueguês, que desde o início dos anos trinta produziram este tipo de publicações.

Em Portugal, o PCP clandestino fez várias destas edições, uma das quais está aqui reproduzida.

O mais célebre Tarnschrift publicado em Portugal foi o Menino da Mata e o seu Cão Piloto, em 1941, um dos textos mais virulentos contra o "grupelho provocatório", a direcção legítima do PCP que os "reorganizadores"  conseguiram afastar.

O Menino da Mata e o seu Cão Piloto, era uma história popular vendida em folhetos nas feiras.

 

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

Ephemera Diário: a TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia