Ephemera Diário: andar com um bacalhau às costas (anúncio de farmácia do séc. XIX) - TVI

Ephemera Diário: andar com um bacalhau às costas (anúncio de farmácia do séc. XIX)

  • Pacheco Pereira
  • 10 mai 2020, 21:10
Arquivo Ephemera: anúncio de farmácia (século XIX)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Os amigos que trabalham no ARQUIVO EPHEMERA têm acesso a coisas muito estranhas. Entre os espólios que entram há alguns de antigas farmácias e um dos aspectos que foi para nós surpresa (por ignorância claro) foi a prática que as farmácias tinham de produzir medicamentos próprios, elixires, licores medicinais, mézinhas de todo o tipo e propagandeá-las com grande agressividade contra a competição. Percebe-se que havia pouco ou nenhum controlo sobre esses produtos. Mas este reclame do século XIX tinha várias curiosidades uma das quais era esta inscrição em letras muito pequenas:

Depois olhando-se com atenção para a imagem, onde um audaz guerreiro combate vários dragões maléficos, cada um com uma maleita inscrita no dorso, lá está o homem com um bacalhau às costas no escudo, qual escudo de Aquiles. Mas o que é que tinha a "Emulsão de Scott", distinto químico de Nova Iorque, a ver com o "homem do bacalhau". Tinha e muito, a "Emulsão de Scott" era esse tenebroso líquido, que os mais velhos ainda lembram, óleo de fígado de bacalhau. O sucesso de Scott e Browne foi ter feito um composto com o dito óleo que cheirava melhor e sabia melhor. Pelo menos era o que dizia a publicidade da época. Se era verdade, era uma revolução agradecida por milhões de crianças e adultos obrigados a beber o fígado do bacalhau.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia