Costa anuncia vacinação completa dos jovens dos 12 aos 17 anos até 19 de setembro - TVI

Costa anuncia vacinação completa dos jovens dos 12 aos 17 anos até 19 de setembro

Primeiro-ministro diz que as duas doses serão administradas até ao arranque do novo ano letivo

O primeiro-ministro anunciou, nesta terça-feira, que os jovens dos 12 aos 17 anos vão ter a vacinação completa contra a covid-19 até 19 de setembro, a tempo do arranque do novo ano letivo (entre 14 e 17).

Apesar de a Direção-Geral da Saúde (DGS) não se ter comprometido com datas quando anunciou hoje a vacinação universal para a faixa etária entre os 12 e os 15 anos, António Costa fixou um prazo para a toma das duas doses e adiantou, inclusive, que as vacinas já estão compradas.

O primeiro-ministro aplaudiu, ainda, a ciência, por ter permitido a vacinação de todas as crianças maiores de 12 anos.

A Direção-Geral da Saúde anunciou, ao início da tarde, a vacinação de todos os jovens entre os 12 e os 15 anos, sem necessidade de indicação médica, quando esta era prioritária apenas para jovens com comorbilidades.

No total, está em causa um universo de 400 mil jovens que poderão ser vacinados.

Graça Freitas explicou que a decisão surge depois de analisados “novos dados disponibilizados nos últimos dias”, em concreto os impactos registados nos “mais de 15 milhões de adolescentes vacinados nos Estados Unidos e na União Europeia” que revelaram ser “extremamente raros” os casos de miocardites e pericardites.

Recorde-se que o novo ano letiv

Continue a ler esta notícia