BE diz que CGD foi usado para jogos de poder de grupos económicos - TVI

BE diz que CGD foi usado para jogos de poder de grupos económicos

  • 11 mar 2017, 00:55
Catarina Martins

Em Braga, numa sessão pública sobre a precariedade laboral no Estado, Catarina Martins comentava assim o prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros da CGD em 2016

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusou, na sexta-feira, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) de ter “durante anos” dado crédito a “uns poucos grupos económicos e uns poucos milionários que nunca pagaram o que devem”.

“Durante anos, a CGD deu crédito a uns poucos grupos económicos e uns poucos milionários deste país que nunca pagaram o que devem (…). Os grupos económicos usaram a Caixa para os seus jogos de poder e nunca pagaram o que deviam”, afirmou.

Em Braga, numa sessão pública sobre a precariedade laboral no Estado, Catarina Martins comentava assim o prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros da CGD em 2016, mais de dez vezes superior aos resultados negativos de 171,5 milhões registados em 2015.

Para Catarina Martins, a CGD “já estava com dificuldades há muitos anos”, mas o anterior Governo “quis esconder o buraco financeiro” do banco público.

A líder do Bloco de Esquerda disse que foi precisamente porque o anterior Governo queria esconder esse buraco que o anterior administrador da CGD Nogueira Leite se demitiu, em 2012.

“Temos vivido num país em que, ao mesmo tempo que se escondem buracos financeiros daqueles que ficaram sempre com muito mais do que é a sua parte, se vem impondo os maiores sacrifícios e a maior precariedade a quem trabalha”, criticou.

Daqui para a frente, e em relação à Caixa, o Bloco vai exigir a “responsabilidade de quem fez o buraco financeiro” e pugnar para que a CGD trabalhe “com toda a transparência” e invista o dinheiro na economia que cria emprego

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE