OE2018: BE garante vinculação de mais 3.500 professores - TVI

OE2018: BE garante vinculação de mais 3.500 professores

  • CM
  • 12 out 2017, 11:55

No seguimento das negociações com o Governo para o Orçamento do Estado, bloquistas sublinham um total de 7.000 docentes vinculados em dois anos

O Bloco de Esquerda garantiu, nesta quinta-feira, que, no seguimento das negociações com o Governo para o Orçamento do Estado de 2018 (OE2018), serão vinculados mais 3.500 professores no próximo ano.

De acordo com as nossas negociações, as regras que vão ser aprovadas no OE2018 permitirão vincular pelo menos tantos professores como no ano passado, ou seja, pelo menos mais 3.500 professores serão vinculados. Em dois anos, teremos vinculado sete mil professores, o que nos dá ainda um Orçamento para cumprir o objetivo do BE de acabar com a precariedade na administração pública e dos professores", asseverou a deputada bloquista Joana Mortágua, em conferência de imprensa no parlamento.

Joana Mortágua escusou-se a indicar o montante orçamental previsto para a vinculação destes docentes, reiterando somente que o BE "tomou como objetivo e prioridade neste Orçamento continuar a vinculação de professores iniciada no ano passado".

Os professores, lembrou a bloquista, estão fora do processo de regularização de precários da administração pública.

Questionada sobre o rumo das negociações com o executivo sobre o descongelamento de carreiras na função pública, Joana Mortágua assinalou que esta medida "fazia parte dos acordos assinados entre o BE e o PS" de viabilização do executivo socialista.

O BE sempre disse que a prioridade era que o descongelamento fosse cumprido nesta legislatura. A informação que se tornou pública é que o Governo terá aceitado esta proposta do BE. Achamos que as negociações estão encerradas."

A proposta de Orçamento do Estado para 2018 dará entrada no parlamento na sexta-feira.

 

Continue a ler esta notícia