Ephemera Diário: seja no céu ou no inferno, a greve do aço continua (1946) - TVI

Ephemera Diário: seja no céu ou no inferno, a greve do aço continua (1946)

  • Pacheco Pereira
  • 13 abr 2020, 14:00
Arquivo Ephemera: greve do aço em Pittsburgh (1946)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Esta fotografia faz parte da colecção de fotografias de imprensa do ARQUIVO EPHEMERA. Cada fotografia é única, mesmo que a imagem não o seja. Por detrás, está normalmente colado o despacho de agência relativo ao evento fotografado, notas manuscritas e, nalguns casos, o recorte da sua publicação com as margens dos cortes quando não era reproduzida integralmente. Na sua maioria vieram de arquivos de jornais americanos que desapareceram, e foram adquiridas para complementar matérias em que o arquivo é rico, como é o caso dos movimentos e conflitos sociais.

Esta fotografia retrata um conjunto de grevistas de uma siderurgia de Pittsburgh em Janeiro de 1946. Os grevistas estão a aquecer-se numa fogueira num barril de metal, percebendo-se que estava frio, pela roupa e as luvas. Os grevistas estão em pose, com ar de desafio e um deles é provavelmente o delegado sindical, pela sua identificação no chapéu. Tem um cartaz que diz "no alto do céu ou no fundo do inferno os [trabalhadores do] aço estão em greve".

Nos EUA estas imagens da greve podem hoje parecer anacrónicas se comparadas com a Europa, mas não são. O movimento operário americano é muito diferente do europeu, aparentemente menos politizado, mas a dureza e a tenacidade das lutas é muitas vezes maior.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia