Ephemera Diário: as linhas tortas da história (a Máfia italiana num jornal do século XIX) - TVI

Ephemera Diário: as linhas tortas da história (a Máfia italiana num jornal do século XIX)

  • Pacheco Pereira
  • 13 mai 2020, 12:27
Arquivo Ephemera: a Máfia italiana num jornal do século XIX

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

No mundo ocidental há várias instituições muito antigas com um papel relevante na história política. A mais antiga é a própria Igreja, a única que é milenar. Depois há a Companhia, essa invenção holandesa. Nos últimos duzentos anos, a Maçonaria e os partidos comunistas revelaram também serem instituições de longa duração. Um, governa o capitalismo na China, o nosso vai fazer 100 anos. Mas há outras instituições com longa duração e uma delas é a Máfia. Habituámo-nos a ver a Máfia, nas suas múltiplas variantes apenas como uma associação criminosa, mas a sua história é mais complexa. Como se vê nesta capa de um semanário italiano do final do século XIX, era já notícia de primeira página. As sua origens e relações com formas de banditismo social é conhecida e, na sua emigração americana, funcionava como “protecção” à comunidade italiana, mais eficaz do que organizações do mesmo género noutros grupos de emigrantes. O exército americano reconheceu a sua eficácia trazendo vários mafiosos de “famílias” nova-iorquinas para ajudar a controlar a Itália quando da sua invasão na II Guerra. A história é sempre o melhor exemplo de linhas tortas, só que, muitas vezes, sem Deus para as endireitar.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia