Ephemera Diário: de arma de guerra a passatempo na paz (columbofilia - anos 30) - TVI

Ephemera Diário: de arma de guerra a passatempo na paz (columbofilia - anos 30)

  • Pacheco Pereira
  • 14 mai 2020, 14:58
Arquivo Ephemera: columbofilia (anos 30)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Há 100 anos, a columbofilia era um passatempo muito popular. Ainda hoje há columbófilos e é possível encontrar, de vez em quando, uma camionete cheia de pombos para fazer uma "solta", e há mais de 400 grupos organizados por todo o país. Mas poucas pessoas imaginam hoje como a columbofilia agrupava milhares de adeptos entusiasmados por essa Europa fora. Não era um passatempo de ricos, mas das camadas populares, em particular operários. Em França, por exemplo, o Partido Comunista organizava competições columbófilas e grupos de amadores dos pombos. É provável que as gerações contemporâneas e posteriores à I Guerra tivessem admiração pelos pombos correio, uma das armas da guerra e um instrumento de comunicação bastante eficaz. De ambos os lados das trincheiras, havia atiradores especializados em abater os pombos e assim perturbar as comunicações do adversário.

Em Portugal, a columbofilia foi igualmente muito popular. O Grupo Columbófilo Portuense, que passou este diploma, foi fundado em 1929 e premiou vários pombos de A.J.M., militar reformado depois de uma queda de cavalo, atleta, jogador de baterpolo, e filatelista. E columbófilo.

(Núcleo da Família Pacheco Pereira no ARQUIVO EPHEMERA).

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia