Ephemera Diário: o futuro visto do passado (jornal "A Nova Era" - tecnologia nos anos 50/60) - TVI

Ephemera Diário: o futuro visto do passado (jornal "A Nova Era" - tecnologia nos anos 50/60)

  • Pacheco Pereira
  • 15 abr 2020, 17:00
Arquivo Ephemera: tecnologia nos anos 50/60 (jornal "A Nova Era")

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Há na divulgação científica uma forte componente de optimismo e esse é um dos factores que a torna popular.

Desde os anos cinquenta aos anos setenta, um grupo de professores da Universidade de Minnesota, publicou num grande número de jornais americanos uma série chamada "Our New Age", na sua versão portuguesa "A Nova Era". A série foi publicada em Portugal presumo que no Primeiro de Janeiro (os recortes não identificam o jornal), que tinha muitas destas séries e outras de banda-desenhada como o "Reizinho" e o "Coração de Julieta", quase todas americanas.

 

O facto de ser feita por professores universitários ligados à tecnologia pode ser uma das razões porque muitos desenhos retratam invenções ou desenvolvimento de invenções que são hoje realidade, incluindo os tablets, a Internet, as bibliotecas ligadas em linha, o Space Shuttle, etc.

Um fã da série recortou cuidadosamente os desenhos publicados, encadernou-os e, pelos caminhos ínvios que os papéis seguem, chegou ao ARQUIVO EPHEMERA.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia