Ephemera Diário: "Morra a Alemanha/ Portugal pelos aliados" - desenho político (1939-41) - TVI

Ephemera Diário: "Morra a Alemanha/ Portugal pelos aliados" - desenho político (1939-41)

  • Pacheco Pereira
  • 15 mai 2020, 17:01
Arquivo Ephemera: desenho político sobre a República (1939-41)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Este é um desenho político feito por uma criança entre 1939 e 1941. Tudo está bem no desenho: a República com o seu barrete frígio e os ombros nus, e as três bandeiras, a portuguesa, a francesa e ... não nos entendemos quanto à terceira. Há quem ache que é a bandeira naval inglesa e o soldado em baixo é português ou inglês, ou que a bandeira é a da China Nacionalista e o soldado é chinês. Reconheço que a primeira hipótese é mais plausível, e a segunda menos, mas este não é um desenho escola vulgar. Nestes anos era impossível desenhar isto numa escola e muito menos com a  a frase: "morra a Alemanha / Portugal pelos aliados".  

O conjunto de desenhos do mesmo caderno, mostra que a criança é mesmo muito criança, 7, 8, 9 anos não mais, mas com particular sensibilidade à guerra. Sabemos também porquê, a sua família era portuguesa-alsaciana, alsaciana de língua alemã, mas também firmemente antifascista e antinazi. Se o desenho fosse mais tardio, posterior a 1942, teria certamente outra bandeira, a da URSS.  
 

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia