Ephemera Diário: "um sonhador nostálgico do abatimento e da decadência" (poemas de Fernando Pessoa - 1960) - TVI

Ephemera Diário: "um sonhador nostálgico do abatimento e da decadência" (poemas de Fernando Pessoa - 1960)

  • Pacheco Pereira
  • 16 mai 2020, 21:00
Arquivo Ephemera: poemas de Fernando Pessoa (1960)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Estes poemas de Pessoa são hoje bastante conhecidos, mas em 1960 permaneciam (?) inéditos. Numa altura em que havia muitos exilados políticos portugueses no Brasil, o país era um foco activo de oposição ao regime do Estado Novo. Algum deles enviou os poemas anti-salazaristas de Pessoa ao Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo e este publicou-os com gáudio do jornal e do seu "anónimo" fornecedor. Logo a seguir, alguém os enviou a Fernando Abranches Ferrão, um dos mais importantes advogados da oposição, para a sua "colecção". Uma parte dessa "colecção" está hoje no ARQUIVO EPHEMERA de onde veio esta reprodução. Havia quem soubesse de cor os poemas, - não era bem como os dissidentes russos que tinham que decorar livros inteiros para que eles não se perdessem -, mas dava jeito, impressionava os ouvintes e era boa propaganda.

Mas como acontece com a memória e a oralidade, a versão que circulava era ligeiramente diferente:

António de Oliveira Salazar

Três nomes em sequência regular...

António é António,

Oliveira é uma árvore,

Salazar é apelido. (caia o "só")

Até aqui tudo está  bem (acrescentava-se o "tudo" e em vez de ser "aí" ficava "aqui")

Tudo isto faz sentido (acrescento)

Só o que não faz sentido (acrescentava-se o "só")

é o sentido que tudo isto tem.

Pessoa veria com ironia estas alterações dos aedos da oposição.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia