Ephemera Diário: PIFAS, a mascote do "Programa de Informação das Forças Armadas" - TVI

Ephemera Diário: PIFAS, a mascote do "Programa de Informação das Forças Armadas"

  • Joaquim Matos, voluntário do arquivo Ephemera
  • 18 abr 2020, 21:00
Arquivo Ephemera: PIFAS, mascote do Programa de Informação das Forças Armadas

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

O PIFAS era a mascote do "Programa de Informação das Forças Armadas" transmitido pela Emissora Oficial da Guiné, e da responsabilidade da Repartição de Assuntos Civis e Acção Psicológica, por onde passaram militares importantes do MFA, como Otelo Saraiva de Carvalho ou Ramalho Eanes.
O Programa das Forças Armadas da Guiné era mais liberal do que a Emissora Nacional, transmitindo canções de autores proibidos, como José Mário Branco, Sérgio Godinho ou Zeca Afonso. Os locutores de serviço eram jovens politizados a cumprir o serviço militar, como  João Paulo Dinis (que teve um papel importante no 25 de Abril ao emitir a canção de Paulo de Carvalho, "Depois do Adeus", o primeiro sinal para início das operações militares antes da senha "Grândola Vila Morena"), ou o Armando Carvalheda.

O PAIGC tinha também um programa de rádio, a "Rádio Libertação − A Voz do PAIGC", que passava essencialmente mensagens de cariz político e musica africana, mas também alguma música portuguesa proibida em Portugal.

O boneco existente no Ephemera está incompleto, pois o original tinha também um gravador e microfone.

 

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia