Ephemera Diário: a importância das "vozes" (militaria - manuscrito do século XIX) - TVI

Ephemera Diário: a importância das "vozes" (militaria - manuscrito do século XIX)

  • Pacheco Pereira
  • 18 mai 2020, 16:28
Arquivo Ephemera: militaria (manuscrito do século XIXI)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Este manuscrito do início do século XIX, existente no ARQUIVO EPHEMERA, é um catálogo de "vozes". Nele estão enumeradas centenas de "vozes", e o seu significado como ordens às tropas de infantaria. Pelo seu número e complexidade percebe-se a importância que tinha a formatura, a marcha e a deslocação ordenada das tropas, parte muito importante do seu treino, porque desse treino dependia a sua actuação em combate. O esforço que no final do século XVIII fez o Conde de Lippe (e outros militares alemães em relação a exércitos pouco disciplinados, como era o caso das tropas otomanas), teve continuidade no século XIX, numa altura em que as batalhas se faziam pelo movimento ordenado de tropas e pela capacidade de manter a formatura mesmo debaixo de fogo. Na batalha de Waterloo, em que a disciplina das tropas era essencial para poder haver, no meio do "nevoeiro da guerra", alguma capacidade de comando, manter as posições mesmo quando se viam as balas de canhão a vir a caminho (sim, viam-se) era fundamental para manter a defensiva e a ofensiva. O treino com "vozes" era para isso. Foi preciso os massacres da Guerra de Secessão americana para se perceber que, no tempo da metralhadora e da artilharia mais tecnologicamente desenvolvida, a formatura e as "vozes" eram já uma coisa do passado.  

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia