Ephemera Diário: "Cenas lúbricas e desrespeito social" (despacho da censura a escritor neo-realista - 1944) - TVI

Ephemera Diário: "Cenas lúbricas e desrespeito social" (despacho da censura a escritor neo-realista - 1944)

  • Pacheco Pereira
  • 19 mai 2020, 11:05
Arquivo Ephemera: despacho da censura a José Faure da Rosa (1944)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Este despacho da Censura proibindo um livro do escritor neo-realista Faure da Rosa (1912-1985) é absolutamente o habitual nos escritos dos censores. As "descrições perniciosas" contra a "sã moral", as "cenas lúbricas", as "partes nocivas" são as costumeiras acusações que proibiram a chegada ao público de centenas de livros e milhares de artigos de jornais. Este Capitão Silva Dias tem no seu palmarés censório muitas proibições, algumas como as dos livros de Torga, muito reveladoras do papel da Censura. Torga por exemplo, era um escritor de "fácil aceitação pelos leitores de deficientes recursos espirituais", "fomentando o desrespeito social". O Capitão ia mais longe e propunha que estes livros fossem especialmente perseguidos nas colectividades operárias "por razões óbvias". Numa nota manuscrita apensa ao despacho sugere a "quem de direito", a PIDE claro, que purgue a biblioteca do Sport Operário Marinhense que tinha Torga nas suas estantes. Não deve haver "obras desta natureza em bibliotecas operárias".

No fundo, no fundo, era para nosso bem.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia