JSD Lisboa lança campanha sobre 25 de Novembro - TVI

JSD Lisboa lança campanha sobre 25 de Novembro

JSD

Objectivo é «desmistificar conceitos e rejeitar tabus sobre o período entre Abril de 74 e Novembro de 75»

A JSD/Lisboa lançou esta sexta-feira uma campanha informativa sobre o 25 de Novembro, que conta com o contributo do antigo presidente social-democrata, Marcelo Rebelo de Sousa. A campanha apela «à responsabilidade de cada um», noticia a Lusa.

Em comunicado, a JSD Regional de Lisboa sublinha a importância de «desmistificar conceitos e «propriedades» e rejeitar tabus sobre o período entre Abril de 74 e Novembro de 75».

«Interessa-nos, em primeiro lugar, assegurar que a História não é apenas contada como propriedade ou património exclusivo de grupos ou facções de instrumentalização» refere a presidente da JSD/Lisboa, Joana Barata Lopes.

Marcelo Rebelo de Sousa participou na iniciativa e gravou um vídeo que está disponível no Youtube e onde, ao longo de quase 15 minutos, explica o que se passou no período entre o 25 de Abril e o 25 de Novembro.

O antigo líder do PSD diz que a data, para os seus alunos, é quase «pré-história» e que os jovens têm grandes dificuldades em perceber.

«Em Abril conquistou-se a liberdade, em Novembro garantiu-se a Democracia», resume a JSD/Lisboa, acrescentando que «não existe futuro sem memória» e que «a construção do próprio futuro é feita agora e depende de cada um».

«Não podemos cometer os mesmos erros do passado recente. Acabou-se a margem de manobra fantasiosa que nos incitava ao menor dos esforços na ilusão da retribuição máxima de todos os direitos. Isso não existe e é resultado de uma sucessão de caminhos fáceis que são o maior desrespeito aos que lutaram em caminhos difíceis e venceram», conclui Joana Barata Lopes.
Continue a ler esta notícia