Ephemera Diário: "És cúmplice" (publicações Juventude Católica Feminina - 1938) - TVI

Ephemera Diário: "És cúmplice" (publicações Juventude Católica Feminina - 1938)

  • Pacheco Pereira
  • 20 abr 2020, 12:00
Arquivo Ephemera: publicações da Juventude Católica Feminina (1938)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

JCF era a Juventude Católica Feminina, uma organização da Acção Católica, e estávamos em 1938, em plena guerra de Espanha. Todas as publicações religiosas, praticamente sem excepção, eram virulentamente anti-comunistas e partidárias da ditadura. Um dos pontos desta série de "és cúmplice" é exactamente a referência aos "deveres de estado", ou seja de obediência ao regime do Estado Novo.  A contradição "cúmplice" / "apóstola" está centrada na contabilidade de almas ganhas ou perdidas, e a imoralidade era sinal de "paganismo". Ler, vestir, divertir-se ... ir à praia, são as fontes do pecado.

Isto parece estar muito longe, mas está mais perto do que parece, só que com outras palavras. No mundo católico, mas também no mundo evangélico e no Islão.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

 

Continue a ler esta notícia