Ephemera Diário: "Houve para aí muito medo?" (postais de 1910 - cometa Halley) - TVI

Ephemera Diário: "Houve para aí muito medo?" (postais de 1910 - cometa Halley)

  • Pacheco Pereira
  • 20 abr 2020, 11:32
Arquivo Ephemera: postais de 1910 (cometa Halley)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Em 1910, um amigo de uma jovem portuguesa que coleccionava postais manda-lhes estes dois de Paris, e pergunta "houve para aí muito medo?". Deve ter havido, porque a visita do Cometa Halley desse ano foi uma das mais espectaculares registadas na longa história das visitas do cometa, e falava-se da presença de gases venenosos na sua cauda. Para além disso, as mudanças dos céus sempre foram vistas como presságios, nenhum bom. Era o fim do mundo, e estes dois postais caricaturais retratam a corrida para a Lua e para Marte dos terrestres assustados.

 

Como nos filmes catástrofe, a maioria entra em pânico e é o salve-se quem puder, mas há sempre um casal contemplativo que espera o fim do mundo  abraçado. E sim, havia um dirigível chamado Clément-Bayard II feito por um célebre construtor de automóveis, motociclos e bicicletas e que também se tinha aventurado no negócio da aviação. O Clément-Bayard I foi para o Czar Nicolau, o II para o exército francês.  

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

 

Continue a ler esta notícia