TAP: PS defende anulação do processo de privatização - TVI

TAP: PS defende anulação do processo de privatização

  • Redação
  • SS - notícia atualizada às 18:26
  • 21 jan 2015, 16:48

Todos os partidos da oposição fizeram chegar à mesa da Assembleia projetos de resolução para anular o processo

Relacionados
O PS apresentou hoje um projeto de resolução pedindo a anulação da reprivatização da TAP, alegando que o processo é pouco transparente e que o Governo recusou «explorar todas as possibilidades» para «uma solução mais abrangente e consensual».

O projeto de resolução apresentado pelos socialistas sustenta que o executivo PSD/CDS-PP não apresentou estudos, nem avaliações financeiras «que permitam identificar os benefícios para o país» da reprivatização e que o caderno de encargos deveria «ser mais sólido e bem elaborado quanto às garantias jurídicas».

«O Governo recusou explorar todas as possibilidades de diálogo institucional por forma a encontrar uma solução mais abrangente e consensual para a TAP, recusou-se a dialogar com os partidos da oposição e a sociedade sobre alternativas possíveis e apresentadas, não explorou junto da União Europeia todos os mecanismos e soluções disponíveis.»


O PS refere ainda que a TAP «tem crescido e melhorado o seu desempenho» desde 2009, «não se justificando este processo».

«Nos últimos cinco anos o número de passageiros transportados aumentou 27%, o número de horas voadas cresceu 15%, os destinos oferecidos aumentaram 11%, as receitas da empresa cresceram 29%.».


Além disso, salienta o PS, a companhia aérea portuguesa «registou sempre lucro», com um acumulado «de cerca de 178 milhões de euros».

Esta tarde são debatidas no parlamento apreciações parlamentares requeridas pelo PS e pelo PCP ao processo de reprivatização da TAP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE