Ephemera Diário: "um casal cristão" (Angola, início do século XX) - TVI

Ephemera Diário: "um casal cristão" (Angola, início do século XX)

  • Pacheco Pereira
  • 21 abr 2020, 11:00
Arquivo Ephemera: foto "casal cristão" (Angola, início século XX)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Esta fotografia, do início do século XX, de um "casal cristão" tirada na Missão de S.Salvador do Congo, hoje M´Banza-Kongo, em Angola, retrata não só o casal como também o que é o colonialismo. Nada do que este casal veste tem a ver com as sua origem e cultura africana, a não ser talvez o chapéu da esposa. E mesmo assim, como estamos numa época em que se usavam chapéus engalanados, talvez nem sequer o chapéu. A postura diz também muita coisa. Ele assume uma posição de elegante, cruzando os pés; ela está ali pousada, hirta como se estivesse em sentido. Ambos estão tristes, mas pode ser que só estejam sérios pelo grande momento em que o senhor missionário lhes tirava a fotografia.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

 

 

Continue a ler esta notícia