Marcelo Rebelo de Sousa cancela tradicional mensagem de Ano Novo - TVI

Marcelo Rebelo de Sousa cancela tradicional mensagem de Ano Novo

Marcelo Rebelo de Sousa

Em causa estão em debates presidenciais que se seguem nos dias seguintes

Marcelo Rebelo de Sousa cancelou a tradicional mensagem de Ano Novo, que se realiza a 1 de janeiro, por ser na véspera dos debates presidenciais.

Em 2021 as eleições estão previstas para 24 de janeiro, pelo que o dia 1 é bem antes do início da campanha eleitoral a 10 de janeiro. No entanto, o Presidente da República decidiu não dirigir a tradicional mensagem de Ano Novo aos Portugueses, pois participa, na qualidade de candidato às eleições presidenciais, em debates com outros candidatos nos dias imediatos", lê-se na nota da Presidência da República.

A mesma nota, refere ainda que esta tradição tem muitas décadas, "praticamente desde que há televisão em Portugal"

O Presidente da República relembra ainda que, depois do 25 de Abril, todos os presidentes eleitos dirigiram tais mensagens aos portugueses, com duas exceções: "a dos Presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, que não o fizeram respetivamente a 1 de janeiro de 1991 e a 1 de janeiro de 2001, pois se estava em pleno período de campanha eleitoral para as eleições de 13 de janeiro de 1991 e de 14 de janeiro de 2001".

Há precisamente duas semanas, Marcelo confirmou a recandidatura a Belém, dizendo que não iria sair a meio "de uma caminhada exigente e penosa"

O Chefe de Estado é hoje entrevistado no Jornal das 8 na TVI, no  âmbito da sua recandidatura à Presidência da República. 

Continue a ler esta notícia