Ephemera Diário: a caixa sionista (Fundo Nacional Judaico - caixa de 1948) - TVI

Ephemera Diário: a caixa sionista (Fundo Nacional Judaico - caixa de 1948)

  • Pacheco Pereira
  • 23 abr 2020, 11:00
Arquivo Ephemera: caixa do Fundo Nacional Judaico (1948)

Fundo Nacional Judaico (קרן קימת לישראל, Keren Kayemeth LeIsrael), inspirado por Theodor Herzl, teve origem no 5º Congresso Sionista, realizado em 1901, em Basileia (Suiça), e visava a obtenção de meios para a compra de terras na Palestina.

Um empregado bancário teve a iniciativa de colocar uma caixa no seu escritório, para obtenção de dinheiro, tendo-se a ideia popularizado de tal forma nas comunidades judaicas que, em 1904, começaram a ser produzidas as «blue box» que subsistem até à actualidade e são um ícone do sionismo.

O exemplar que integra o Arquivo Ephemera data de 1948, ano da fundação do Estado de Israel.

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos