Ephemera Diário: Astronautas e cosmonautas (pins) - TVI

Ephemera Diário: Astronautas e cosmonautas (pins)

  • Pacheco Pereira
  • 23 mai 2020, 18:31
Arquivo Ephemera: astronautas e cosmonautas (pins)

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Estes homens, Gagarin, Komarov, Belyayev, Nikolaev, Leonov, Filipchenko, Khrunov, são cosmonautas soviéticos. Os russos sempre preferiram o termo "cosmonauta" ao de astronauta, mais comum nos EUA. Os pins com as suas caras mostram o grau de popularidade que tinham na URSS. Uma extensa iconografia, - fotos, imagens, painéis, selos, cartazes, a que se associavam grandes esculturas, - mostra o papel central que a conquista do espaço tinha no imaginário e na propaganda do regime soviético. As escolas, as lojas, as paredes tinham pinturas celebrando os feitos soviéticos no espaço. Primeiro satélite, o Sputnik, primeira nave a tocar a Lua, Luna 2, primeiro cosmonauta, Gagarin,  primeira mulher no espaço, Valentina Terechkova, a celebrada cadela Laika, heroína da URSS, etc. Depois as coisas começaram a mudar e os EUA tomaram a dianteira, em grande parte impulsionados  pela necessidade de uma resposta política aos sucessos soviéticos.  Mas, a sociedade soviética foi e é muito mais marcada pelo espaço do que os EUA. Uma das razões dessa situação tinha a ver com a associação da conquista espacial com a guerra nuclear no Ocidente, enquanto na URSS eram os sucessos do socialismo que os feitos espaciais "demonstravam". Numa sociedade fechada e controlada, a propaganda  salientava o optimismo do futuro, tanto mais que a componente militar do programa espacial era cuidadosamente escondida. O espaço era o mesmo, mas eram dois mundos distintos que o queriam conquistar.  

  

   

  

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE