Ephemera Diário: "os santinhos" das eleições brasileiras - TVI

Ephemera Diário: "os santinhos" das eleições brasileiras

  • Pacheco Pereira
  • 24 abr 2020, 12:00
Arquivo Ephemera: "os santinhos" das eleições brasileiras

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Em Portugal os "santinhos" são mesmo santinhos, pequenas imagens de carácter religioso. No Brasil, os "santinhos" são pequenos cartões, do tamanho de cartões de visita, que são distribuídos à boca das urnas e que o eleitor pode levar ao local de voto. O Brasil é uma democracia com milhões e milhões de eleitores, muitos dos quais com muito pouca ou nenhuma escolaridade, e são confrontados com um processo complexo de votação. Daí os "santinhos" que revelam aquilo que essencialmente os candidatos querem dizer, muitos são de candidatos evangélicos, outros de candidatos que apregoam a sua profissão, outros as suas promessas. É evidente que nem todos os "santinhos" são de santinhos, alguns são mesmo de demónios, mas ver os "santinhos" ajuda muito a compreender o Brasil. 

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

 

Continue a ler esta notícia