Ephemera Diário: o olhar dos olhos inocentes (desenhos sobre o 25 Abril 1974) - TVI

Ephemera Diário: o olhar dos olhos inocentes (desenhos sobre o 25 Abril 1974)

  • Pacheco Pereira
  • 25 abr 2020, 12:00
Arquivo Ephemera: desenhos sobre o 25 de Abril

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Estes desenhos infantis foram feitos pouco tempo depois do 25 de Abril de 1974, um ano, dois anos depois. Tudo o que ficou de icónico na data permanece na imaginação infantil. Pode-se sempre dizer que os professores tiveram algum papel, mas não foram os professores que fizeram os desenhos. Os que aqui reproduzimos fazem parte de uma série de dezenas de outros, que também não destoam. O olhar das crianças permanecia inocente, o dos adultos já de há muito tinha perdido essa inocência. Já tinha havido os anos de conflito de 1975 - 1976, nas colónias os africanos que tinham sido "portugueses" matavam-se uns aos outros e os retornados já tinham chegado. Como dizia o "outro", as revoluções não são um banquete e a nossa também não foi. Mas deixou-nos primeiro a liberdade e depois a democracia. Quem tinha conhecido o 24 de Abril, soube na manhã de 25 que estava noutro mundo. E noutro mundo infinitamente melhor. Nesse dia deixei de olhar para trás,  para cima, para baixo, passei só a olhar para a frente. Foi o melhor dia da minha vida. (José Pacheco Pereira)  

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE