Ephemera Diário: ficar em casa como forma de protesto (Noruega) - TVI

Ephemera Diário: ficar em casa como forma de protesto (Noruega)

  • Pacheco Pereira
  • 25 mai 2020, 09:31
Arquivo Ephemera: feriado da independência da Noruega

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

Este é o aspecto de uma das ruas principais de Oslo, normalmente cheia de gente, no feriado da independência da Noruega, 17 de Maio. A razão era patriótica, a Noruega estava ocupada pelos alemães e tinha à sua frente Vidkun Quisling, que se tornou por toda a Europa o símbolo da traição ao colaborar com a Alemanha nazi. Ser um "quisling" era ser um colaborador com o inimigo e era uma muito grave acusação nesses anos de guerra. Os noruegueses respondiam assim ao apelo do Rei Haakon VII, que se exilara em Inglaterra, para não saírem de casa nesse dia e mostrarem o seu repúdio pela ocupação.

A resistência norueguesa no interior foi das mais duras em toda a Europa, juntando-se assim à participação de militares, aviadores e marinheiros na luta armada contra os alemães. Isto obrigou a Alemanha a fixar importantes contingentes, tendo em conta a pequena população, mas também a importância estratégica do país no controle do Mar do Norte. Depois da guerra, Quisling foi executado.

(Colecção de fotografias do ARQUIVO EPHEMERA)

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE