Ephemera Diário: panos com história dentro (capulana da Suazilândia) - TVI

Ephemera Diário: panos com história dentro (capulana da Suazilândia)

  • Pacheco Pereira
  • 26 abr 2020, 10:20
Arquivo Ephemera: capulanas

O Ephemera está diariamente a divulgar uma imagem ou um documento inédito do arquivo de José Pacheco Pereira, para amenizar os tempos da pandemia

As capulanas, panos tradicionais usados pelas mulheres, muito comuns em Moçambique e em toda a África Austral, estão bem representadas no ARQUIVO EPHEMERA pela presença de motivos políticos, nacionais e patrióticos. Esta veio da Suazilândia (actual Essuatini)  e representa o Rei Mswati III, um monarca absoluto,  ainda jovem. Com as suas 15 esposas e 25 filhos, o Rei meteu-se em sarilhos pela vida faustosa que levava, bem como a sua família. A complexidade desta activa poligamia também tem sido fonte de escândalos. As organizações internacionais que estudam as violações de direitos humanos acusaram o Rei e as suas polícias de sistemáticos abusos, incluindo o rapto de mulheres para serem suas novas esposas.

 

Veja aqui o programa Ephemera da TVI24

A TVI24 associa-se à biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, publicando todos os dias uma imagem inédita dos fundos do arquivo, que estão a ser tratados mas ainda não foram publicados. Essa imagem, que pode ser uma fotografia, um panfleto, um documento, a capa de um livro, um objecto, um autocolante, um pin, um cartaz, um vídeo ou uma gravação será acompanhada por um pequeno texto que complementa a informação do EPHEMERA DIÁRIO. 

Quem possa ter mais documentação ou informações sobre a imagem/tema em causa pode enviar para jppereira@gmail.com ou jrreis@tvi.pt.

 

Continue a ler esta notícia